ANÁLISE DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TRÊS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA INSERIDAS NO MUNICÍPIO DE CARIACICA- ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Núbia Pinheiro de Jesus Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Júlia de Oliveira Xavier Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Planejamento, Mediação, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a importância do pedagogo nos processos de ensino e aprendizagem e como essa mediação pode contribuir para potencializar um bom trabalho dos docentes. Para realizar a análise dessa mediação, foram aplicados questionários a docentes e pedagogos, dando-se relevância às interações pedagógicas no planejamento escolar. Para analisar os dados, utilizamos como referencial teórico pressupostos de Libâneo e Gandin e como fonte documental a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, no que diz respeito ao planejamento como parte fundante do fazer pedagógico. Como resultados desse estudo, elencamos que há uma divergência entre o desempenho dos pedagogos da escola pública e da escola particular, principalmente porque esses possuem uma divisão de tarefas bem delineadas nos espaços escolares em relação àqueles. Com relação à opinião dos docentes, todos foram unânimes em ressaltar a importância da mediação pedagógica para que se tenham processos de ensino e aprendizagem exitosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Núbia Pinheiro de Jesus, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Multivix-ES. E-mail: nubiapinheiro.j@hotmail.com;

  • Júlia de Oliveira Xavier, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Multivix-ES. E-mail: juliaxavier15@hotmail.com;

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix-ES. Doutorando em Educação, PPGE-UFES. Mestre em Educação, PPG –UFES. Especialista em Educação Inclusiva. Pesquisador do GEPEI – UFES. Endereço: Rua Treze de Maio, 40, Campo Grande, Cariacica, ES, 29146-480. E-mail: michelpedruzzi@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

27-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TRÊS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA INSERIDAS NO MUNICÍPIO DE CARIACICA- ESPÍRITO SANTO. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 3(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/94