ANÁLISE DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TRÊS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA INSERIDAS NO MUNICÍPIO DE CARIACICA- ESPÍRITO SANTO
Palavras-chave:
Planejamento, Mediação, Ensino, Aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a importância do pedagogo nos processos de ensino e aprendizagem e como essa mediação pode contribuir para potencializar um bom trabalho dos docentes. Para realizar a análise dessa mediação, foram aplicados questionários a docentes e pedagogos, dando-se relevância às interações pedagógicas no planejamento escolar. Para analisar os dados, utilizamos como referencial teórico pressupostos de Libâneo e Gandin e como fonte documental a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, no que diz respeito ao planejamento como parte fundante do fazer pedagógico. Como resultados desse estudo, elencamos que há uma divergência entre o desempenho dos pedagogos da escola pública e da escola particular, principalmente porque esses possuem uma divisão de tarefas bem delineadas nos espaços escolares em relação àqueles. Com relação à opinião dos docentes, todos foram unânimes em ressaltar a importância da mediação pedagógica para que se tenham processos de ensino e aprendizagem exitosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.