O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESTACANDO SEUS ASPECTOS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE.
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Inclusão, Necessidades educacionais especiaisResumo
O intuito da produção desse trabalho científico é refletir sobre as políticas de inclusão e estratégias pedagógicas curriculares para atendimento à criança com necessidades educacionais especiais, objetivando o pleno acesso e participação, atentando para suas especificidades. O surgimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem ajudado bastante nessa trajetória, a produção de material didático, o auxílio de ferramentas tecnológicas, salas de recursos e a presença de profissionais especializados têm facilitado à inclusão dessa criança no ambiente escolar, no entanto, a cada dia professores tem deparo com novas experiências em sala de aula e procurados métodos educacionais assertivos para eliminar obstáculos para a participação efetiva de seus discentes. Contudo, precisamos entender a trajetória histórica desses aspectos, seu surgimento, políticas públicas educacionais, modalidade de ensino, qualificação profissional do docente e o público-alvo desse atendimento. A necessidade de entender como funciona esse atendimento nas escolas e suas diretrizes curriculares educacionais, vez sendo buscados nas legislações brasileiras, amparos legais que embasam suas metodologias. Neste trabalho apresentaremos conceitos e preceitos do AEE e, estabelecemos uma discussão com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), Plano Nacional de Educação (Lei nº 13005/ 2014), Parecer do Conselho Nacional de Educação (nº 4/2009) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.