INFLUÊNCIA DO ENTOMOPATÓGENO Metarhizium anisopliae (HYPOCREALES: CLAVICIPITACEAE) NA PREFERÊNCIA ALIMENTAR E OVIPOSIÇÃO DE FÊMEAS Aedes aegypti (CULICIDAE) COM DIFERENTES TEMPOS DE INFECÇÃO
Palavras-chave:
Fêmeas Aedes aegypti, Metarhizium anisopliae, Controle, Ovos.Resumo
O mosquito A. aegypti é o principal vetor urbano dos arbovírus da Febre amarela, Dengue, Zika e Chikungunya. Recentemente estudos têm revelado a suscetibilidade de larvas e adultos desse vetor à infecção por fungo entomopatógeno M. anisopliae. Esse trabalho teve como objetivo verificar se esse fungo tem influência no comportamento alimentar e fecundidade e sobrevivência de fêmeas de A. aegypti com 48, 72 e 96h de infecção. O fungo foi aplicado diretamente sobre as fêmeas na concentração 1x107 conídios/ml (para tratadas) e tween 0,05% para os grupos controle. Foram utilizadas 120 fêmeas distribuídas em três repetições para o teste de preferência alimentar por sangue, e dessas, dez totalmente egurgitadas de cada repetição foram separadas para análise de fecundidade e viabilidade dos ovos. Foi observado que o fungo não interferiu na sobrevivência de fêmeas com 48 e 96h de infecção. Foi registrado uma diminuição na preferência alimentar por sangue em fêmeas infectadas, principalmente no grupo com 72h de infecção, e fêmeas com 72h de infecção ovipositaram 63,1% menos ovos que o controle, mostrando o potencial desse microrganismo no controle da população de mosquitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.