MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO, ES
Palavras-chave:
Micro empresas, Pequenas empresas, Conceição do Castelo.Resumo
Estudar como as pequenas empresas se inserem no mercado é muito importante, pois, segundo o SEBRAE, de cada 100 empresas abertas no país, 56 desaparecem até o terceiro ano de vida. Ao contrário do que muita gente pensa, o que leva a maioria das empresas ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio. Neste sentido, há importância de se estudar esse ramo, devido também a falta de estudos para pequenas empresas em Conceição do Castelo, ES. Portanto, o objetivo do artigo foi de caracterizar o perfil dos empreendedores e características das empresas naquele município. Para tanto um questionário foi aplicado a 20 empreendedores da cidade, em seguida os dados foram tabulados e analisados. A confecção infantil e adulto respondeu por 25% das empresas abertas. Cerca de 80% das pessoas que empreendem são mulheres, sendo que 50% tem mais de 40 anos de idade. A maioria não possuí formação acadêmica, porém possui experiência em administração de empresas, e se preocupam sempre em proporcionar diferenciais em seu negócio, buscando oferecer produtos de qualidade e bom serviços. Um ponto negativo é que a maioria não fez pesquisa de mercado antes da abertura do negócio. Foi possível constatar também, que a maior parte dos entrevistados procuram estratégias para sobreviver no mercado cada vez mais competitivo.
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