A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Educação Física., Psicomotricidade., Educação Infantil., Psicomotricista., Desenvolvimento Global.Resumo
Este artigo é de revisão bibliográfica e o objeto central de estudo é a psicomotricidade. Sua história e evolução, assim como o profissional psicomotricista são pautados para embasar seu histórico, sua área de trabalho e o quanto há de ser explorado na profissão que ainda está adquirindo seu espaço. A intenção principal desse estudo é demonstrar a forte presença da educação psicomotora na disciplina de educação física dentro no ambiente escolar, evidenciar as formas que um professor que esteja qualificado e preparado pode usufruir da psicomotricidade por meio de tipos de jogos e como é possível interligar a mesma de forma relacional ou funcional em sua aula para atingir as potencialidades do aluno e obter evoluções no seu desenvolvimento psíquico e motor. Dentro dessa relação entre a abordagem psicomotora e a disciplina de educação física na escola, a educação infantil é evidenciada e escolhida pela relevância das técnicas psicomotoras nesse estágio de desenvolvimento que as crianças se encontram, assim facilitando o objetivo por um desenvolvimento global do indivíduo. Para a pesquisa foram usados para embasamento teórico artigos e teses de busca na plataforma Scientific Electronic Library Online – SciELO e Scholar Google, além do alicerce principal da ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade.
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