A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Roberta Aparecida de Souza Januário Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Educação Física., Psicomotricidade., Educação Infantil., Psicomotricista., Desenvolvimento Global.

Resumo

Este artigo é de revisão bibliográfica e o objeto central de estudo é a psicomotricidade. Sua história e evolução, assim como o profissional psicomotricista são pautados para embasar seu histórico, sua área de trabalho e o quanto há de ser explorado na profissão que ainda está adquirindo seu espaço. A intenção principal desse estudo é demonstrar a forte presença da educação psicomotora na disciplina de educação física dentro no ambiente escolar, evidenciar as formas que um professor que esteja qualificado e preparado pode usufruir da psicomotricidade por meio de tipos de jogos e como é possível interligar a mesma de forma relacional ou funcional em sua aula para atingir as potencialidades do aluno e obter evoluções no seu desenvolvimento psíquico e motor. Dentro dessa relação entre a abordagem psicomotora e a disciplina de educação física na escola, a educação infantil é evidenciada e escolhida pela relevância das técnicas psicomotoras nesse estágio de desenvolvimento que as crianças se encontram, assim facilitando o objetivo por um desenvolvimento global do indivíduo. Para a pesquisa foram usados para embasamento teórico artigos e teses de busca na plataforma Scientific Electronic Library Online – SciELO e Scholar Google, além do alicerce principal da ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Aparecida de Souza Januário, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Graduada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Pós-graduação em Educação Física Escolar e Educação Infantil - FAVENI, MBA em Gestão Escolar por Universidade de São Paulo - USP robertadisouza@hotmail.com.

Downloads

Publicado

28-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 6(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/482