VIABILIDADE DO CULTIVO CONSORCIADO DE SORGO SACARINO E FEIJÃO-CAUPI EM BARRAGEM SUBTERRÂNEA EM REGIÕES SEMIÁRIDAS
Resumo
A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água da chuva que mantém o solo úmido por maior período de tempo, favorecendo o cultivo em regiões semiáridas. Além da barragem subterrânea, o cultivo consorciado de espécies tolerantes ao estresse hídrico pode ser viável nestes ambientes. Uma das alternativas é o cultivo de sorgo sacarino com feijão-caupi. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a viabilidade do cultivo consorciado do sorgo sacarino e do feijão-caupi em barragem subterrânea, em condição de sequeiro. O experimento foi realizado em barragem subterrânea localizada no Campo Experimental da Caatinga, Embrapa Semiárido, município de Petrolina, PE. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com dois tratamentos: 1) monocultivo de sorgo sacarino e 2) Cultivo consorciado de sorgo sacarino e feijão-caupi, em três blocos com 10 repetições. Foram utilizadas, respectivamente, as cultivares SF15 e BRS Guariba de sorgo sacarino e feijão-caupi. As características biométricas e produtivas do monocultivo e do cultivo consorciado foram analisadas durante o período experimental. O cultivo consorciado de sorgo sacarino com o feijão-caupi favorece a cultura do sorgo sacarino. As características biométricas e produtivas do sorgo sacarino em consórcio apresentam índices maiores do que o monocultivo. As características biométricas e produtivas do feijão-caupi não são influenciadas pelo consórcio. O monocultivo ou o cultivo consorciado do sorgo sacarino com feijão-caupi, em condições de sequeiro, são favorecidos pela tecnologia de captação e armazenamento de água de chuva proporcionada pela barragem subterrânea.
PALAVRAS-CHAVE: Tolerância ao estresse hídrico. Sorghum bicolor (L.) Moench. Convivência com a seca. Biomassa. Semiárido brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.