CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS FRENTE AO DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO
Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal., Sífilis Congênita., Estratégia Saúde da Família.Resumo
O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o período pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar o conhecimento e as práticas dos enfermeiros no manejo da sífilis na gestação. Trata-se de um estudo transversal de natureza quantitativa, caráter exploratório e descritivo, realizado com 54 enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família em municípios da região sul do Estado do Espírito Santo. Os resultados deste estudo indicam falhas nos conhecimentos dos profissionais de saúde da ESF em relação ao controle da sífilis na gestação e consequente prevenção da sífilis congênita. Conhecer as lacunas específicas na atenção pré-natal faz-se fundamental para sugestões de melhorias no processo de trabalho dos enfermeiros da ESF. E um dos desafios a serem enfrentados na prevenção e diagnóstico precoce da sífilis congênita está relacionado ao conhecimento do profissional de saúde sob suas práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.