A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL-ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Israel Rocha Dias Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Transição., Inclusão., Síndrome de Down., Educação Infantil., Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo intitulado “A criança com síndrome de Down e a transição educação infantil-ensino fundamental” tem como principal objetivo analisar como se dá o processo de transição de uma criança com síndrome de Down (SD) da educação infantil para o ensino fundamental, analisando que ações pedagógicas são pensadas para esse público em específico e, para isso, foi realizada uma revisão de literatura de trabalhos já publicados acerca do tema para que pudéssemos ter uma base do que sem tem produzido e pensado no que tange a transição de crianças com síndrome de Down da educação infantil para o ensino fundamental. A partir desta revisão de literatura, concluiu-se a incipiência de trabalhos acadêmicos voltados para ações pedagógicas para a transição de crianças com SD da educação infantil para o ensino fundamental. O que se tem produzido trata-se somente da transição de todos os sujeitos, mostrando assim, a necessidade e a importância de se pensar mecanismos específicos para esses sujeitos que estão transitando de uma fase para outra e ainda, em processo de inclusão e que ações pedagógicas específicas precisando ser pensadas e executadas para que não aja um trauma durante essa transição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Israel Rocha Dias, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutorando e mestre em Educação pelo PPGE-UFES. Bolsista CAPES. Pedagogo pela Faculdade São Geraldo. Professor do Atendimento Educacional Especializado. E-mail: isrocha30@gmail.com.

Downloads

Publicado

11-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL-ENSINO FUNDAMENTAL. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/181