OUTBREAKS OF Lobiopa insularis (LAPORTE, 1840) (COLEOPTERA: NITIDULIDAE, NITIDULINAE) IN THE STATE OF ESPÍRITO SANTO, BRAZIL
Palavras-chave:
Dano econômico., Broca-do-fruto., Distribuição.Resumo
Lobiopa insularis (Laporte, 1840) (Coleoptera: Nitidulidae, Nitidulinae) é uma importante praga no cultivo econômica de morangueiro em todo mundo, pois vários países relatam o seu aparecimento, não somente em cultivo de morango, mas também em framboesa e mirtilo. Este trabalho relata a ocorrência de surtos desse inseto causando danos econômicos no Estado do Espírito Santo, Brasil. Apesar de ser praga secundária, ela tem causado prejuízo significativo para o produtor de morango, principalmente devido ao comércio para consumo do produto 'in natura' estar crescendo, associado à venda direta no sistema colha e pague. A maior dificuldade para os produtores é a realização do adequado manejo dessa praga em morangueiro devido à inexistência de produtos químicos ou biológicos registrados para seu controle no Brasil. Esta praga é relatada em quase todos os estados brasileiros, com exceção da região Nordeste. Ações para o manejo alternativo desse inseto são necessárias na região estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.