ESTOQUE DE AGREGADOS SOB DIFERENTES USOS DO SOLO
Palavras-chave:
Indicadores de qualidade do solo., Estabilidade de agregados., Estrutura de agregados.Resumo
O sistema de uso da terra é fator relevante na formação e manutenção dos agregados, os quais são indicadores da qualidade tanto biológica quanto física do solo. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar a distribuição das classes de agregados de um Latossolo Amarelo Distrófico sob diferentes usos do solo: mata nativa, pastagem e sistema agroflorestal. Foram utilizados, como tratamentos três usos do solo (mata nativa, pastagem e sistema agroflorestal), com 4 parcelas de 225 m2 cada, e dentro de cada parcela realizou-se coletas de quatro amostras compostas deformadas nas camadas de 0-10 e 10-20 cm. Foram determinadas as porcentagens de macroagregados, microagregados e silte + argila estáveis em água nas amostras de solo. A distribuição das classes de agregados do solo estáveis em água indicou uma sequência de predominância: macroagregados > microagregados > silte + argila, independe dos usos do solo e das camadas avaliadas. Em todas as classes de agregados a mata nativa apresentou porcentagens superiores aos demais usos do solo. A pastagem favorece a formação de agregados estáveis em água em relação a sistema agroflorestal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.