EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
Palavras-chave:
Animais peçonhentos., Oficinas educativas., Educação em SaúdeResumo
Este artigo consiste em uma pesquisa qualitativa que objetivou sensibilizar os alunos em relação ao tema animais peçonhentos por meio de uma oficina educativa, que foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Foi abordado temas com aspectos ecológicos, morfológicos, profilaxias e medidas em caso de acidentes com animais peçonhentos. Utilizou-se de aulas expositivas, material didático da coleção zoológica do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso e um vídeo sobre o tema. Ao final da oficina aplicou-se um questionário com a intenção de verificar a aprendizagem, e conseguimos perceber que os alunos reconhecem a importância desse tema. Percebeu-se a necessidade de parcerias entre diversos profissionais da saúde e educação, com por exemplo, parceria com instituições de ensino superior, onde os discentes podem realizar atividades desta natureza nas escolas. Os resultados evidenciaram também que o uso de metodologias diferenciadas, como aulas práticas, são ótimas ferramentas para o ensino e aprendizagem de conteúdos nas aulas de ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.