A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN NAS SÉRIES INICIAIS – PRÁTICAS EXITOSAS APLICADAS EM UMA ESCOLA PRIVADA
Palavras-chave:
Inclusão, Criança, Síndrome de downResumo
Com o desenvolvimento da sociedade, nos seus diversos aspectos,
como políticos, culturais, sociais e filosóficos, a visão do direito à inclusão vem se
ampliando. Surge, cada vez mais, a necessidade de se refletir sobre os atuais
processos de inclusão crianças com Síndrome de Down (SD) no ensino
fundamental e como os professores lidam em relação à aprendizagem desses
alunos. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva integrada à uma pesquisa
quali-quantitativa. O campo de pesquisa delimitado para o estudo proposto é uma
unidade escolar privada, que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio, localizada
na cidade de Votuporanga-SP. A escolha dessa população ocorre através da
adoção de critérios que beneficiaram a coleta de informações, pois permitem
identificar os problemas enfrentados no processo de inclusão de alunos com
Síndrome de Down e principalmente sua evolução/ganhos obtidos no
desenvolvimento das atividades propostas. Este trabalho não teve apenas cunho
acadêmico, mas também tem almeja que seja levado aos níveis mais altos na
hierarquia da gestão desta unidade escolar e principalmente às principais
autoridades públicas do município, de modo que sirva de subsídios para
desenvolver melhor suas funções e colaborar para uma aprendizagem de
qualidade para estas crianças, pois educação de qualidade não é dever somente
do governo é sim, dever de todos nós.
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