A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, Organizações, Gestão de PessoasResumo
O presente artigo versa sobre a importância da implantação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Tem como objetivo geral compreender sua importância nas organizações, com o objetivo específico demonstrar os benefícios que trazem tanto à empresa como aos funcionários. Este trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, com a aplicação do método hipotético dedutivo, que aponta o problema a falta de qualidade de vida no trabalho atrelado a hipótese de que a adoção da Qualidade de Vida no Trabalho minimiza esse problema. O mesmo foi dividido em tópicos, levantamento do conceito Qualidade de Vida no Trabalho, seu processo histórico; os benefícios da adoção de um programa de QVT, seguido das considerações finais sobre o tema pesquisado. Desta forma, buscou-se demonstrar que as organizações cada vez mais têm buscado melhorar a qualidade de seus produtos para obtenção de lucro e uma das estratégias é proporcionar o bem-estar do seu colaborador na organização. Nem sempre foi assim, mas a Revolução Industrial foi um marco, pois o surgimento das máquinas e leis trabalhistas trouxeram essa preocupação. Os primeiros movimentos surgiram na década de 50, com a abordagem sócia-técnica da organização do trabalho, onde surgiu o termo Qualidade de Vida no Trabalho. Sua implementação implicou numa melhor qualidade de vida para os colaboradores, os quais passam maior parte do dia no trabalho e para as empresas que passam a ter profissionais com qualidade de vida e motivados para suas tarefas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.