O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Burnout, Covid-19, Enfermagem, Esgotamento ProfissionalResumo
A Síndrome de Burnout é uma doença ocupacional que se caracteriza por um esgotamento profissional crônico, tendo um impacto significativo nos profissionais da saúde, principalmente na equipe de enfermagem, que está na linha de frente na assistência ao paciente, assim o objetivo deste trabalho é apresentar o impacto da pandemia da Covid-19 na incidência da Síndrome de Burnout em profissionais da enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura em artigos científicos indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe de Ciências da Saúde, base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem, seguindo os critérios de inclusão artigos publicados a partir de 2018, textos completos e gratuitos, nos idiomas de português e inglês. Considerando os dados, após o ano de 2020 o Brasil alcançou a segunda posição mundial em casos de Burnout. Entre os grupos mais afetados, os profissionais de enfermagem destacaram-se, com 74% os enfermeiros e 64% dos técnicos de enfermagem. Nota-se que no período da Pandemia da Covid-19, foi nítido o aumento do índice da doença entre os profissionais de enfermagem. A partir da pesquisa realizada, foi observado que há uma negligência dos sinais de Burnout, revelando uma necessidade urgente de políticas de apoio psicológico e de prevenção, sendo essencial aprimorar as condições de trabalho e implementar estratégias de cuidado com a saúde mental desses trabalhadores essenciais, garantindo assim o bem-estar dos enfermeiros e assegurar a qualidade do atendimento prestado por ele.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.