A COBERTURA VACINAL EM CRIANÇAS MENORES DE UM ANO DE IDADE, ANTES E NO PERÍODO DA PANDEMIA EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE PAULISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Cobertura Vacinal, Programa Nacional de Imunização, Queda da Cobertura Vacinal, Vacinação no Brasil, Vacinação InfantilResumo
A vacinação é uma estratégia de prevenção e proteção individual e coletiva, e pode ser considerada como um investimento em saúde em razão de seu excelente custo efetividade, benefício e ao resultante impacto na prevenção de doenças. A hesitação vacinal houve um aumento, devido alguns fatores tais como: falta de informação correta, baixa percepção de riscos de contrair doenças infecciosas, desconfiança sobre a eficácia e segurança, reações adversas, falta do vínculo da população com ações sobre a vacinação, falta de tempo dos pais para levarem os filhos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), lockdown da pandemia, Fake News e o crescimento do movimento antivacina, sendo assim a recusa vacinal promove uma baixa vacinação da população, trazendo de volta casos de doenças já controladas em território nacional. O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto dos anos de pandemia na cobertura vacinal disponibilizados pelo painel de monitoramento da Secretaria de Saúde em crianças menores de um ano de idade em um município do Noroeste Paulista referente aos anos de 2018 a 2021. Tratou-se de uma revisão narrativa da literatura a partir de dados disponibilizados do Painel de monitoramento sobre as coberturas vacinais realizadas em um município do Noroeste Paulista. Conclui-se, então, que se faz crucial investir em campanhas educativas que esclareçam os benefícios da vacinação e combatam desinformações. Promovendo diálogos abertos e baseados em evidências, utilizando como um caminho operativo para aumentar a confiança nas vacinas, assegurando assim a proteção da saúde pública e o bem-estar da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.