COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CARNE BOVINA: ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES NO PERIODO DE PANDEMIA A PARTIR DO ANO DE 2020/2021
Palabras clave:
Exportação , Carne bovina, Pandemia, Comércio InternacionalResumen
O comércio internacional refere-se as operações comerciais entre diferentes países que estão em desenvolvimento. A carne bovina já ocupa a 6ª colocação no Ranking de produtos mais exportados pelo nosso país. A exportação deste commoditie ocorre diante da necessidade de alta demanda em proteína animal. Desta forma, sendo o Brasil, um detentor de um dos maiores rebanhos mundiais,
destaca-se neste segmento e dispõe para diversos países do mundo, tais como China, Europa, Oriente Médio, entre outros, partes e peças bovinas com alto padrão de qualidade. O objetivo do trabalho é demonstrar e analisar o impacto pandêmico em relação as exportações de carnes bovinas em um frigorífico de grande porte inserido na microrregião noroeste do estado de São Paulo, comparando os anos de 2019 (anterior a pandemia), 2020 e 2021 (auge da pandemia) e o potencial cenário do ano de 2022 (pós-vacinação). Com a ampla divulgação da pandemia do SARS-COVID19, em março de 2020, que provocou além de muitas mortes, trouxe também muitas dificuldades para as empresas, pois foram necessárias novas ideias de como acessar seus clientes. O trabalho
se justifica mediante a necessidade de se comparar os resultados das exportações no período Pré-pandemia (2019) e suas oscilações nos anos pandêmicos (2020 e 2021) e Pós-vacinação (2022). Metodologia empregada para desenvolvimento deste artigo, quanto a utilização dos resultados, será a pesquisa aplicada. Referente a natureza do método, será utilizada a pesquisa qualitativa. Após a análise dos resultados, será possível traçar um comparativo entre o cenário Pré-pandemia, pandêmico e pós-pandemia, mediante a retomada do impulsionamento da economia nacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.