CUIDADO À FAMÍLIA ENLUTADA DIANTE DA PANDEMIA DO COVID 19
UMA ATUAÇÃO PSICOLÓGICA SEGUNDO A LOGOTERAPIA
Palabras clave:
Morte. Luto. Famílias enlutadas. Psicologia. Logoterapia.Resumen
A morte é um fenômeno que ultrapassa o tempo e as civilizações. Apesar de ser um tema antigo, ainda hoje, continua provocando sentimentos e percepções em quem o experimenta de forma secundária, vivenciando a morte de algum familiar, amigo ou ente querido. Seja pelas intervenções ou pela postura profissional, o psicólogo tem um papel fundamental no processo de significados e ressignificação da morte, pois a família enlutada está atravessada pela dor e muitas vezes não sabe dar nome a esse sofrimento, bem como precisa de ajuda profissional que lhes seja suporte para aprender a lidar com tal fenômeno. É para esse cenário que a pesquisa se volta e tem como objetivo: entender a atuação do profissional psicólogo no cuidado à família enlutada. Essa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de natureza qualitativa, e com objetivo exploratório, pois se requereu um aprofundamento sobre o tema. Foi percebido também que poucas são as contribuições no que diz respeito ao luto na perspectiva familiar, ou seja, o luto na família ainda é pouco explorado. O que geralmente se explora são os significados a nível particular no seio da família. Já existem muitos estudos sobre o tema, porém é necessário que o mesmo seja explorado no contexto de intervenções familiares, voltando-se não só para o cuidado particular de cada membro, mas no cuidado e atenção à família enquanto sistema de inter-relações profundas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.