A DISFORIA DE GÊNERO EM ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E CIENTÍFICA

Autores/as

  • Manuela Santos Souza Costa Instituto Saber Pirajussara Ltda

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista, Disforia de Gênero, Adolescência, Educação Inclusiva, Identidade de Gênero

Resumen

Este artigo explora a interseção entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a disforia de gênero em adolescentes, com base em observações educacionais e evidências científicas. A partir de experiências como professora e gestora escolar, identifiquei a ausência de uma definição clara de gênero entre estudantes com TEA, manifestando comportamentos como a ecolalia, onde repetem o que é mais estimulado. A literatura científica corrobora essas observações, indicando uma prevalência significativa de disforia de gênero em indivíduos com TEA. Este estudo visa fornecer uma compreensão aprofundada desse fenômeno, destacando a importância de abordagens educacionais e clínicas sensíveis às necessidades desses adolescentes.​

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

10-06-25