A COMPREENSÃO E RELEVÂNCIA DO LUTO PARA ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Palabras clave:
Luto, Conceito, Psicologia, Formação ProfissionalResumen
Luto é o sentimento de dor consequente da ruptura de um vínculo significativo e se apresenta em diversas situações de perda. Considera-se importante que a graduação proporcione a reflexão e ampliação do tema. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo apresentar a compreensão do luto entre estudantes de psicologia, apreciando o início e o término da graduação, e se consideram o tema relevante para formação em psicologia. Casuística e Métodos: Participaram 78 alunos de uma faculdade particular do interior paulista, 47 ingressantes e 31 concluintes. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas elaboradas pelos pesquisadores. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa com estatística descritiva e análise de conteúdo. Resultados: Entre os ingressantes 26 (55%) compreendem o conceito com associação exclusiva a morte e 21 (45%) como consequência de perdas diversas; entre os concluintes 7 (23%) e 23 (74%) respectivamente. A maioria entre os dois grupos, ingressantes 46 (98%) e concluintes 29 (94%), considerou relevante a discussão do tema durante a graduação, independente da área de atuação. Conclusão: Conclui-se que a graduação proporcionou uma ampliação sobre a compreensão do luto.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.