O ENSINO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS A ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Competências Socioemocionais, Mediação de Conflitos na Escola, Justiça Restaurativa nas Escolas, Ensino Fundamental Anos Finais, Práticas Pedagógicas para Ensino de Habilidades SocioemocionaisResumen
Trabalhar pedagogicamente com o ensino de habilidades socioemocionais tornou-se imprescindível para uma melhor aprendizagem discente, principalmente após a pandemia da Covid-19. Através de aulas expositivas dialogadas e debate sobre temáticas que abordavam desde o projeto de vida, a importância do protagonismo juvenil e sobre as macrocompetências emocionais, foi possível alcançar melhor desenvolvimento qualitativo de jovens em uma escola pertencente à cidade de São José do Rio Preto. Adolescentes de 12 a 14 anos, durante dois meses, uma vez por semana, seguiram um cronograma de aulas elencadas pela coordenadora pedagógica com autorização dos pais e auxílio dos docentes da unidade escolar em questão, gerando a vivência de momentos de acolhimento e de discussão sobre inteligência emocional. Como resultados obtidos, pôde-se verificar uma diminuição na quantidade de intercorrências indisciplinares, criação de uma metodologia que não tendia a medidas punitivas, havendo melhor mediação escolar, prática dos princípios da justiça restaurativa, maior confiança e apoio dos responsáveis dos alunos à escola, maior número de encaminhamentos discentes a centros de atenção psicossocial e maior motivação docente e discente no dia a dia. Foram observados, também, melhores resultados em competições por parte dos alunos e aumento no número de aprovações em vestibulinhos de escolas técnicas da cidade. O presente relato evidencia que através das estratégias pedagógicas escolhidas houvesse uma comunicação mais efetiva e a colaboração entre pares se tornasse mais efetiva, havendo uma parceria mais significativa entre escola-família-aluno.
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