O ENSINO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS A ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Competências Socioemocionais, Mediação de Conflitos na Escola, Justiça Restaurativa nas Escolas, Ensino Fundamental Anos Finais, Práticas Pedagógicas para Ensino de Habilidades Socioemocionais

Resumen

Trabalhar pedagogicamente com o ensino de habilidades socioemocionais tornou-se imprescindível para uma melhor aprendizagem discente, principalmente após a pandemia da Covid-19. Através de aulas expositivas dialogadas e debate sobre temáticas que abordavam desde o projeto de vida, a importância do protagonismo juvenil e sobre as macrocompetências emocionais, foi possível alcançar melhor desenvolvimento qualitativo de jovens em uma escola pertencente à cidade de São José do Rio Preto. Adolescentes de 12 a 14 anos, durante dois meses, uma vez por semana, seguiram um cronograma de aulas elencadas pela coordenadora pedagógica com autorização dos pais e auxílio dos docentes da unidade escolar em questão, gerando a vivência de momentos de acolhimento e de discussão sobre inteligência emocional. Como resultados obtidos, pôde-se verificar uma diminuição na quantidade de intercorrências indisciplinares, criação de uma metodologia que não tendia a medidas punitivas, havendo melhor mediação escolar, prática dos princípios da justiça restaurativa, maior confiança e apoio dos responsáveis dos alunos à escola, maior número de encaminhamentos discentes a centros de atenção psicossocial e maior motivação docente e discente no dia a dia. Foram observados, também, melhores resultados em competições por parte dos alunos e aumento no número de aprovações em vestibulinhos de escolas técnicas da cidade. O presente relato evidencia que através das estratégias pedagógicas escolhidas houvesse uma comunicação mais efetiva e a colaboração entre pares se tornasse mais efetiva, havendo uma parceria mais significativa entre escola-família-aluno.

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Biografía del autor/a

  • Maria Cecilia Pereira Soares Ribeiro, Prefeitura de Sao Jose do Rio Preto

    Coordenadora Pedagógica no município de São José do Rio Preto – Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – Especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Língua Portuguesa e Libras (UBC) – Bióloga (UNINOVE) e Pedagoga (Issed Faved) - Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).

  • Leide Patrícia Mozini da Costa e Silva, Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto

    Escrevente na Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto – Especialista em Filosofia e Autoconhecimento (PUC-RS) e Direito Processual Civil (EPM) – Bacharel em Direito (UNIFAI).

  • Maxwell Luiz da Ponte, Universidade Estadual do Ceará

    Doutor em Ciências (Programa de Ensino e História de Ciências da Terra). Professor Adjunto da Univerversida de Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação Docente (ENCEFORD/CNPq/UECE).

  • Juliana Prado Ferrari Spolon, Centro Universitário de Rio Preto

    Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Recursos Humanos. Pós-Graduada em Psicologia Positiva, Autorrealização e Ciência do Bem-estar e pela PUCRS (2019-2020). É professora titular do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) desde 2005 e Professora convidada do MACKENZIE (2013), ministrando disciplinas em cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Inteligência Emocional, Desenvolvimento de Carreira e Empregabilidade, Psicologia do Desenvolvimento, entre outras. 

  • Tiago Moreno Lopes Roberto, Centro Universitário de Rio Preto e Faculdade Futura de Votuporanga

    Mestre em Psicologia da Saúde (FAMERP); Especialista em Saúde Mental (FUTURA); Graduado em Psicologia (UNIFEV); Doutorando em Ciências da Saúde (FAMERP). Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade FUTURA; Docente dos Cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis (FUTURA); Docente dos Cursos de Psicologia e Odontologia (UNIRP).

Publicado

02-12-24