MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA EM UMA CIDADE DO NOROESTE PAULISTA: AUTOPERCEPÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
Palabras clave:
Mulheres. Liderança. Experiências. Desafios.Resumen
Sabe-se que grande parte do triunfo das organizações está associada as estratégias estabelecidas pelo líder. Ao explorar a representação feminina nas empresas, observa-se um número quase igual entre mulheres e homens, porém ao analisar os dados sob uma perspectiva transversal, denota-se que os homens ocupam a maioria dos cargos de liderança quando comparados as mulheres. Sabe-se que os homens são vistos como líderes intrínsecos pela sociedade. Já as mulheres são constantemente testadas, inclusive por sua equipe de trabalho, além de possuírem mais conflitos entre vida profissional e pessoal. Diante das dificuldades evidenciadas, o presente estudo teve como objetivo buscar identificar e compreender os principais desafios que se apresentam ao longo da carreira das mulheres que atuam no cargo de liderança. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e desenvolveu-se por meio de pesquisa de campo. A técnica compreendeu a aplicação de um questionário estruturado, por meio de uma entrevista, junto a 02 mulheres que possuem experiência em cargos de liderança. Os dados obtidos através do questionário estruturado buscaram identificar inicialmente o perfil das gestoras e posteriormente as demais características essenciais para traçar uma análise das respostas. Por fim, este artigo contribuiu com uma visão inicial sobre a situação da mulher no mercado de trabalho quando esta encontra-se em posição de liderança, uma vez que observou-se que a liderança feminina ainda é um assunto que merece ser melhor estudado, visto que por questões culturais e sociais, as mulheres ainda são colocadas em papéis inferiores diante de um cenário ainda discriminatório.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.