UM ESTUDO SOBRE ANÁLISE E FORMAÇÃO DE PREÇO EM PEQUENAS E MICROEMPRESAS
Palabras clave:
Formação de Preço, Microempresa, Custos, PrecificaçãoResumen
A análise do preço de venda desempenha um papel crucial em qualquer negócio, pois envolve uma consideração de diversos fatores, incluindo custos, concorrência e demanda do mercado. Entender e gerenciar os custos é fundamental para a gestão empresarial, permitindo avaliar a rentabilidade e tomar decisões eficazes. Existem diversos tipos de mercados, incluindo monopólio, oligopólio, concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopsônio. A formação de preços é influenciada pela demanda, concorrência e fatores externos, como o mercado onde a empresa está inserida. Neste contexto, uma pesquisa de campo foi realizada, direcionada a empresas de pequeno e médio porte, visando compreender como essas empresas percebem e valorizam os custos em sua gestão financeira. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, combinou levantamento bibliográfico com um questionário enviado por meio do Google Forms, buscando cerca de 30 respostas válidas. Os resultados revelaram que a maioria das empresas na amostra, predominantemente localizadas no estado de São Paulo, são microempresas. Essas empresas promoveram um comprometimento sólido com a gestão financeira, revisando regularmente seus custos e utilizando análise de custos como base para a formação de preços. Além disso, a pesquisa destacou a influência direta da análise de preço nas estratégias de marketing e a importância de equilibrar preço e qualidade para se destacar em mercados altamente competitivos. Com isso, entende-se que a pesquisa ressalta a importância crítica da análise e formação de preços, para aprimorar suas práticas de gestão financeira e estratégias de precificação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.