OS IMPACTOS GERADOS PELA FORMAÇÃO DOS MICRO LIXOES URBANOS NO MUNICIPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR - RS
Palabras clave:
Impactos ambienbtais, Resíduos Sólidos, Matriz de Leopold, Micro Lixões, Educação ambientalResumen
No Brasil, os micro lixões são considerados grandes causadores de impactos ambientais, uma vez que recebem resíduos sólidos de diferentes procedências, que podem causar problemas ambientais de diferentes magnitudes. A disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos a céu aberto pode gerar consequências negativas para o meio ambiente, a economia e a sociedade, sendo necessário avaliar esses impactos de forma criteriosa de práticas antrópicas. O propósito deste artigo é avaliar os efeitos ambientais causados pela prática inadequada de descarte de resíduos sólidos em micro lixões a céu aberto na cidade de Santa Vitória do Palmar - RS. Para identificar e classificar os impactos, utilizou-se uma matriz qualitativa baseada na Matriz de Leopold (1971) como método avaliativo, conduzindo uma pesquisa de campo por meio de observação sistemática (visita in loco). A cidade não conta com coleta seletiva e parte dos resíduos sólidos gerados pela população é encaminhada para micro lixões, sem atender às normas de proteção ambiental, gerando assim diversos impactos negativos ao meio ambiente, tais como: propagação de micro e macro vetores de doenças, a sobrecarga de elementos visuais, a modificação na qualidade do solo, a degradação das águas subterrâneas, entre outros problemas. É necessário adotar medidas para reduzir os danos, através da implantação de consórcios intermunicipais para viabilizar o rateio dos custos da instalação do aterro sanitário para o recebimento do lixo, execução de projetos que motivem os moradores locais a aderir aos conceitos da Educação Ambiental, isolamento da zona e eliminação dos elementos poluentes do ecossistema.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.