ENTRAVES E PERSPECTIVAS PARA A EFETIVIDADE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA).
Palabras clave:
Assentamento rural, Agricultura orgânica, Saúde.Resumen
As organizações civis estão sujeitas a implantarem mecanismos de sustentabilidade, em face da gestão e da função social da propriedade. Assim, surgem as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs), parcerias entre agricultores familiares e consumidores, que, por meio da gestão compartilhada, buscam cultivar alimentos naturais e orgânicos com tecnologias agrícolas sustentáveis e isentas de agrotóxicos. A pesquisa aborda o estudo de caso da CSA Lins-Promissão, da Agrovila Irmã Doroty e Floresta, respectivamente Lotes 47 e 167, Assentamento de Reforma Agrária Dandara, no município de Promissão, Estado de São Paulo, Brasil. O artigo objetiva avaliar a sustentabilidade ambiental da CSA pesquisada, por meio do tripé da sustentabilidade, a fim de constatar as atividades socialmente justas, verificar as condutas ambientalmente equilibradas e analisar as práticas economicamente viáveis dos agricultores familiares. O desenho metodológico consistiu na pesquisa de campo in loco com a realização de entrevistas semiestruturadas envolvendo os agricultores familiares, os indicadores ambientais criados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2015, e o Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos de 2019, com base no banco de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Serviu, ainda, como parâmetro, a NBR 7229 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fixa normas sobre as exigências para confecção do projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, incluindo tratamento e disposição de efluentes e lodo sedimentado. Logo, as pesquisas constataram que a CSA pesquisada pratica atividades socialmente justas, com a doação a terceiros dos alimentos remanescentes da formação das cestas, e por terem, nas atividades, ações de voluntários. Verificou-se que é ambientalmente equilibrada, respeitando as leis ambientais, implantando o Sistema Agroflorestal e usando, de forma racional, a água e a energia elétrica. Na questão economicamente viáveis, os resíduos orgânicos são usados para compostagem e para alimentação animal. Já os resíduos sólidos são reutilizados, depois de higienizados, para embalar os ovos caipira, leite e temperos caseiros postos à venda.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.