QUALIDADE DE ATENDIMENTO: UMA ANÁLISE DOS SUPERMERCADOS DE IBATIBA/ES
Palabras clave:
Cliente, Satisfação, Atendimento, EmpresaResumen
- O presente estudo teve por objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes em relação a qualidade do atendimento oferecido pelos Supermercados do município de Ibatiba/ES. A pesquisa foi descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados, utilizando-se de formulário com 17 questões como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada nos meses de setembro e outubro, onde participaram da pesquisa 80 pessoas clientes dos supermercados, sendo 10 formulários por supermercado. A análise dos dados mostrou que o preço dos produtos é o ponto mais relevante para os consumidores, enquanto a qualidade de atendimento, objeto de
estudo dessa pesquisa, ocupou apenas a quarta colocação no geral. Apesar disso, a qualidade de atendimento foi vista como um diferencial competitivo para as organizações, uma vez que foi diagnosticado que o atendimento é primordial para que os clientes se tornem promoteres dos supermercados. Constatou-se que os supermercados de Ibatiba/ES possuem qualidade em seu atendimento, mesmo que estes não se preocupem em saber se os mesmos estão satisfeitos ou insatisfeitos com o atendimento ofertado. Por fim, entende-se que atender o cliente com qualidade, ou satisfazê-lo, é uma parceria entre empresa e cliente. É de extrema importância
perceber que atender o consumidor com qualidade não é só tratá-lo bem, ou seja, significa agregar valor ao produtos e serviços prestados pela organização, a fim de superar suas expectativas.
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