A DISFORIA DE GÊNERO EM ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Disforia de Gênero, Adolescência, Educação Inclusiva, Identidade de GêneroResumo
Este artigo explora a interseção entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a disforia de gênero em adolescentes, com base em observações educacionais e evidências científicas. A partir de experiências como professora e gestora escolar, identifiquei a ausência de uma definição clara de gênero entre estudantes com TEA, manifestando comportamentos como a ecolalia, onde repetem o que é mais estimulado. A literatura científica corrobora essas observações, indicando uma prevalência significativa de disforia de gênero em indivíduos com TEA. Este estudo visa fornecer uma compreensão aprofundada desse fenômeno, destacando a importância de abordagens educacionais e clínicas sensíveis às necessidades desses adolescentes.
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