A ESCRITA DE REPORTAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PÓS-PANDEMIA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO E MELHORIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Estratégias, Projetos em Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Habilidades socioemocionais, Recomposição de aprendizagens

Resumo

A partir do diagnóstico de dificuldades e habilidades de estudantes em Língua Portuguesa, gestores, docentes e estudantes de uma escola da rede de ensino de São José do Rio Preto (SP) fundaram um jornal escolar. O Instagram foi utilizado como meio de divulgação e realizou-se oficinas de redação para o estudo teórico e treino prático do gênero notícia. Pôde-se verificar uma melhoria na produção textual dos alunos, um maior interesse nas atividades diárias, a construção de um hábito leitor, além do resgate do uso da norma-padrão do português, muito importante para que a escrita possua significado e para que possa transmitir uma mensagem coerente, auxiliando na construção de conhecimentos, tanto por aquele que redige a notícia, como para quem a lê. Habilidades socioemocionais como a empatia, a responsabilidade, foco, tolerância à frustração e ao estresse, bem como a autoconfiança tiveram a chance de serem aprofundadas. Foram contempladas dezessete habilidades do Currículo Paulista. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Pereira Soares Ribeiro, Prefeitura de São Jose do Rio Preto

    Coordenadora Pedagógica no município de São José do Rio Preto – Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – Especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Língua Portuguesa e Libras (UBC) – Bióloga (UNINOVE) e Pedagoga (Issed Faved) - Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).

  • Maxwell Luiz da Ponte, Universidade Estadual do Ceará

    Doutor em Ciências (Programa de Ensino e História de Ciências da Terra). Professor Adjunto da Univerversidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação Docente (ENCEFORD/CNPq/UECE).

  • Juliana Prado Ferrari Spolon, Centro Universitário de Rio Preto

    Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (MACKENZIE) – Especialista em Recursos Humanos (MACKENZIE), Psicologia Positiva, Autorrealização e Ciência do Bem-estar (PUC-RS).

  • Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura de Votuporanga

    Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP) - Especialista em Tutoria Em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior (Faculdade FUTURA - Grupo Educacional FAVENI) - Graduada em Direito (UNIFEV) - Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves) - Graduada em Letras (UNIFEV) - Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA - Advogada.

Downloads

Publicado

01-07-24