A ESCRITA DE REPORTAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PÓS-PANDEMIA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO E MELHORIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Estratégias, Projetos em Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Habilidades socioemocionais, Recomposição de aprendizagensResumo
A partir do diagnóstico de dificuldades e habilidades de estudantes em Língua Portuguesa, gestores, docentes e estudantes de uma escola da rede de ensino de São José do Rio Preto (SP) fundaram um jornal escolar. O Instagram foi utilizado como meio de divulgação e realizou-se oficinas de redação para o estudo teórico e treino prático do gênero notícia. Pôde-se verificar uma melhoria na produção textual dos alunos, um maior interesse nas atividades diárias, a construção de um hábito leitor, além do resgate do uso da norma-padrão do português, muito importante para que a escrita possua significado e para que possa transmitir uma mensagem coerente, auxiliando na construção de conhecimentos, tanto por aquele que redige a notícia, como para quem a lê. Habilidades socioemocionais como a empatia, a responsabilidade, foco, tolerância à frustração e ao estresse, bem como a autoconfiança tiveram a chance de serem aprofundadas. Foram contempladas dezessete habilidades do Currículo Paulista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.