DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, REFORÇO OU DESAFIO PARA DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL?

Authors

  • Fabiana Fernandes de Queiroz Dias 1 Jornada Científica do GEF

Abstract

O objetivo deste artigo é compreender de que forma o calendário
comemorativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de uma escola
privada na Zona Oeste do Rio de Janeiro é organizado, a fim de
compreender se tais datas cumprem o seu papel de serem contextualizadas
às práticas sociais dos estudantes ou se apenas seguem um propósito de
atender aos interesses dos responsáveis Ainda com um aprofundamento na
temática das relações étnico raciais, será feito um recorte onde se abordará
o Dia da Cultura Indígena e o Dia da Consciência Negra, com o intuito de
refletir se o quantitativo de datas impede uma real compreensão dos dias
citados, ou se ainda reforçam estereótipos servindo de manutenção da
desigualdade no lugar de agregar diversidade ao ambiente escolar

Downloads

Download data is not yet available.

Published

09-11-22

How to Cite

DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, REFORÇO OU DESAFIO PARA DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL?. (2022). Jornada Científica Grupo Educacional FAVENI, 1(E-Pôster). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/846