AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Authors

  • Sandra Canal Jornada Científica do GEF
  • Helenilze Espíndula Rossi Coser Zanoni Jornada Científica do GEF
  • Agnes Lang Jornada Científica do GEF

Abstract

É sabido que a inclusão escolar é um processo complexo, que permeia todos os setores da escola e seus agentes
educacionais. Atualmente, este processo ainda está em construção, sendo percebido como “[...] um desafio para as escolas
brasileiras, pois o direito educacional não se restringe apenas ao acesso consolidado na matrícula [...] se refere à participação e
efetiva apropriação de conhecimento” (GALVANI; MENDES, 2018, p. 147). Ou seja, não importa somente que os estudantes
estejam matriculados, mas que lhes seja possível participar o mais democraticamente dos espaços em que estão inseridos de
maneira legítima, garantindo seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Amaral (2003, p. 12), partilhar ao afirmar que
“[...] incluir é fazer parte, é compreender, é ser compreendido. Nesse viés, ensinar é uma tarefa complexa, e quando o docente
se propõe a ensinar os estudantes com deficiência, essa responsabilidade torna-se mais árdua.
De acordo com Ribeiro e André (2020, p. 210) o ambiente escolar é o lugar adequado para “[...] o processo de
ensino aprendizagem sistematizado [...]”, visto que é preciso oportunizar acesso a um currículo básico, com adequações de
acordo com as especificidades de cada sujeito. Esta concepção é corroborada por Santos, Santiago e Melo (2015, p. 109), para
os quais “O processo de inclusão em educação está fortemente vinculado à participação, que significa aprender junto com os
outros, ampliando experiências e, sobretudo, exercendo a capacidade de decisão e progressiva autonomia.”
Visto desta maneira, a inclusão possibilita uma reorganização no ambiente escolar, pois engloba desde a
acessibilidade até a prática pedagógica. O processo inclusivo perpassa tanto o currículo quanto a classe; envolve tanto os
elementos concretos quanto os subjetivos. Mantoan (2006, p. 19) ressalta que “[...] a inclusão implica uma mudança de
perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas
todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.” (MANTOAN, 2006, p. 19)
Desse modo, este estudo trata da importância da arte no desenvolvimento dos estudantes que frequentam o Atendimento
Educacional Especializado - AEE, apresentando como objetivo valorizar as habilidades e incentivar a criatividade, além
de abordar a compreensão do processo de reaproveitamento de materiais diversificados, propiciando aos estudantes com
deficiência as mesmas oportunidades que os demais estudantes. Da mesma forma, busca considerar suas capacidades e
respeitar suas especificidades, uma vez que a inclusão rompe as barreiras existentes e abre caminhos para uma nova visão
que possibilita dar lugar à dessemelhança.

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Published

09-11-22

How to Cite

AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. (2022). Jornada Científica Grupo Educacional FAVENI, 1(E-Pôster). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/jornadacientifica/article/view/845