FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS À BASE CURRICULAR COMUM
Resumo
A formação docente tem sido um campo em disputa na história da educação brasileira. Desde o surgimento das primeiras escolas, tanto o currículo quanto o investimento na formação docente têm se modificado bastante até os dias atuais, passando por concepções e conceitos distintos. Numa proposta de investigação bibliográfica, autores como Nóvoa, Gatti, Saviani, Arroyo, dentre outros, nos ajudam a refletir sobre como a formação docente tem evoluído enquanto processo conceitual, formativo e curricular até chegarmos a atual proposta de formação docente de base curricular comum. Para isso, buscamos fazer um breve histórico da formação docente no Brasil; refletir a formação docente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira; e discutir a formação docente a partir de uma base nacional comum. Concluímos que, mesmo com esses avanços descritos na pesquisa, ainda há grande dificuldade em consolidar as atuais políticas de formação docente, pois, assim como foi durante toda a história da educação brasileira, a formação docente e seus currículos continuam sendo um campo em disputa e ainda vai sofrer rupturas e descontinuidades. Por fim, afirmamos que é preciso reconhecer que avançamos nas discussões sobre a formação, profissionalização e valorização docente, em um movimento intencional e planejado que prevê autonomia docente e melhoria da qualidade da educação.
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