APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO APLICADA AO CONTEÚDO DE MÁQUINAS HIDRÁULICAS
Resumo
Na metodologia tradicional de ensino o aluno é aquele que recebe, passivamente, informações do professor (MORAN, 2015) não tendo interação com a prática, sendo que o centro do processo de ensino-aprendizagem é o professor (FREIRE, 1996). Nessa metodologia, o professor é um superespecialista na disciplina em que ministra, portanto essa estratégia metodológica tem sido cada vez menos recomendada (CAVALCANTE et al., 2023).
Diferentemente da metodologia tradicional, na metodologia ativa o aluno é colocado no centro do processo, permitindo uma maior interação no processo de construção do conhecimento, passando a ter maior controle e participação em sala de aula, haja vista que tais metodologias exigem do aluno construções mentais variadas como leitura, observação, organização de dados, analise de dados e tomadas de decisão (SOUZA; IGLESIAS; PAZIN-FILHO, 2014).
Nos cursos de engenharia, é comum as disciplinas terem ementas com conteúdo de cálculos que, muitas vezes são difíceis, com processos de cálculos longos e repetitivos. De acordo com a DCN do curso de Engenharia, a disciplina de Hidráulica é um componente curricular obrigatório. Dentro da Hidráulica, estuda-se conteúdo de máquinas hidráulicas como bombas hidráulicas. O projeto de bombas hidráulicas é complexo, com processos de cálculos longos e que, portanto, passíveis de erros. Além disso, conforme metodologias tradicionais de ensino, os alunos estudam esse tipo de conteúdo de forma muito teórica, com cálculos realizados na mão, muito distante da realidade do mercado de trabalho.
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