PRINCÍPIOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO BRASILEIRO
Resumen
A estreita relação entre EJA e os princípios da Educação Popular é evidente, tendo em vista a promoção da condição cidadã através da educação. Segundo Campos (2016) a educação popular não se apresenta como um conceito único, e seus princípios contribuem para orientar as práticas educativas estabelecidas com diálogo que favorece processos emancipatórios movidos pela perspectiva transformadora da educação, como tratou Freire (1979). Deste modo, destacamos a dimensão ética que considera a realidade do sujeito, gerando experiências e reflexões para superar a exclusão e a desigualdade que atinge as populações não escolarizadas. O resultado disso foi a formulação de uma abordagem pedagógica que na prática contribuísse para a autonomia dos sujeitos.
A história da EJA no Brasil foi fortemente marcada por esses princípios e por ações e programas governamentais que tratam da alfabetização de adultos como instrumento para favorecer o ideal desenvolvimentista da segunda metade do século XX, recebendo, por isso, críticas severas, segundo Manfredi (1980). É o caso do Programa Nacional de Alfabetização na década de 1960, que utilizava o método de alfabetização do educador Paulo Freire, mas tinha uma postura política que contrariava princípios relevantes na proposta inicial.
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