AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS — EJA
Resumen
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades ao oferecer a quem não completou a educação básica a chance de retorno aos estudos. No entanto, diversos obstáculos, incluindo fatores sociais, econômicos e pedagógicos, impactam a experiência desses educandos, afetando diretamente a sua continuidade e progresso escolar.
Este estudo, portanto, visa identificar e analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, usando uma metodologia com procedimento quantitativo e a análise qualitativa dos dados coletados com a aplicação de questionário que contou com questões que focaram nos motivos para o abandono escolar, razões para o retorno, e nos desafios atuais enfrentados por esses estudantes.
A escolha dessa abordagem de pesquisa permitiu uma análise clara e objetiva, fornecendo uma ampla visão sobre os desafios da EJA e identificando padrões de vivência dos alunos. Dessa forma, este trabalho busca contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e políticas educacionais, garantindo que a EJA continue a desempenhar o seu papel essencial na inclusão e promoção da igualdade de oportunidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas.