ESTIMATIVA DA PERDA DE SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DA VITORIA, ES, USANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Palabras clave:
Primeira Palavra, Terceira PalavraResumen
O solo é um dos elementos essenciais no planejamento de bacias hidrográficas, pois suporta toda cobertura vegetal, as mudanças que podem ocorrer nessa cobertura, e toda vida existente nas bacias. A erosão hídrica é uma das principais formas de degradação dos solos, trata-se de um processo físico de desagregação, transporte e deposição de partículas de solo, provocado pela ação da água das chuvas, que se dá através do escoamento superficial. O presente estudo teve por objetivo estimar a perda de solo na bacia hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória, ES, utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG) para obtenção das características físicas da Bacia, a fim de estimar a perda de solo anual da área de estudo, identificando os fatores de maior influência em tais processos. Os valores de perda de solo estão abaixo de 5 t.ha-1.ano-1 em mais de 80% da extensão da bacia, sendo que o valor médio dessa perda e desvio padrão é de 35,31 t.ha-1.ano-1 e 146,18 t.ha-1.ano-1, respectivamente. Os valores mais altos de perda de solo concentram-se nas áreas correspondentes as UP’s de Alto SMV e médio SMV. Os resultados contribuem para estudos futuros e ações de planejamento e gestão ao longo da área de estudo, a fim de promover o uso sustentável dos recursos naturais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas.