CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICASAPLICADAS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Abstract
Nas últimas décadas a educação superior tem passado por significativas transformações conceituais, pedagógicas e organizacionais. Uma dessas mudanças relevantes é a curricularização da extensão, um movimento que visa integrar atividades extensionistas ao currículo dos cursos de graduação. No Brasil, essa prática foi oficializada pela Resolução MEC/CNE/SES, tornando obrigatória a inserção de atividades de extensão nos currículos acadêmicos a partir de 2023. A integração curricular da extensão emerge como uma estratégia fundamental conforme delineada na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, pertencente ao corpus do Plano Nacional de Educação (PNE).
Segundo o artigo 3º desta resolução, a Extensão na Educação Superior Brasileira se configura como uma atividade intrinsecamente ligada à matriz curricular e à estrutura da pesquisa acadêmica. Este processo, de natureza interdisciplinar, político-educacional, cultural, científica e tecnológica, tem por objetivo fomentar uma interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os diversos segmentos da sociedade. Tal interação se materializa por meio da produção e aplicação do conhecimento, estabelecendo uma conexão perene com as esferas do ensino e da pesquisa.
Nesse contexto, o Centro Universitário Faveni tem se destacado ao promover projetos que buscam não apenas cumprir com as exigências legais, mas também enriquecer a formação dos estudantes, promovendo uma educação mais ampla e engajada com a sociedade.
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