Estratégias para Promover a Qualidade de Vida dos Profissionais de Enfermagem em Clínicas de Diálise por Meio da Análise de Riscos Ocupacionais, Psicossociais e Operacionais
Palavras-chave:
Riscos, Diálise, EnfermagemResumo
A doença renal crônica é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas, exigindo tratamentos contínuos e complexos, como a hemodiálise para os pacientes crônicos e agudos. Nesse contexto, os profissionais de enfermagem em clínicas de diálise enfrentam condições de trabalho desafiadoras, marcadas por riscos ocupacionais, psicossociais e operacionais. Este artigo tem como objetivo apresentar as condições de trabalho dos profissionais deste seguimento, através de uma análise crítica, e, propor as melhorias nas condições dos ambientes de trabalho das clínicas de diálise, não limitando-se aos aspectos normativos definidos pelas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, mas também, ampliando tais abordagens considerando as oportunidades que as práticas de diálise possibilita, o que poderá garantir a qualidade de vida no trabalho, a redução dos riscos para os trabalhadores e seus respectivos afastamentos, a confiabilidade dos equipamentos e, a sustentabilidade organizacional de uma forma geral. Espera-se que os resultados contribuam para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e eficientes, beneficiando os profissionais e os pacientes renais crônicos, integrando práticas de gestão de riscos e saúde ocupacional no contexto das clínicas de diálise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas.