MORFOMETRIA E CARACTERÍSTICAS FISIOGRÁFICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO IPANEMA-IPATINGA - MG
Resumo
Este artigo apresenta análises das características morfométricas e fisiográficas da bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema, da macrobacia do Rio Doce, Ipatinga – Minas Gerais. Esta bacia vem sendo utilizada como unidade ecossistêmica na área de planejamento ambiental. Como metodologia foram utilizadas ampla base de dados, caracterização e análises morfométricas, hidrológicas da bacia hidrográfica e consistiu da interpretação direta e indireta dos aspectos topográficos, geológicos, geomorfológicos e de ocupação do solo intervenientes na geração de escoamentos. A análise permitiu identificar que a erosão ocasional é bem distribuída. Fatores de forma, índice de circularidade e coeficiente de compacidade permitiram identificar que esta bacia possui bom processo de escoamento superficial, resultando em uma baixa suscetibilidade a transbordamentos. Os cálculos de densidade de drenagem indicaram um sistema de drenagem considerado muito bom.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas.