AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA GERADA NO PROCESSO DE SECAGEM E PILAGEM DE CAFÉ

Autores

  • Rebeca Marquardt Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Wanderson de Paula Pinto Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES

Resumo

A poluição do ar é um dos maiores problemas de saúde pública que afetam a saúde humana e de outros animais e plantas atualmente. Tal poluição causa impactos diretos à saúde humana, de modo a comprometer a qualidade de vida das pessoas, especialmente pela entrada desses poluentes no corpo humano por meio das vias respiratórias.

Segundo Moraes et al., (2019) a poluição do ar, é um dos fatores que pode afetar o funcionamento pulmonar, facilitar o surgimento de gripes, rinites, bronquites e a piora dos casos crônicos como asma, pois contribuem para o aparecimento e crescimento de vírus, bactérias, mofos, fungos e alérgenos (internos e externos).

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), nº 491 de 19 de novembro de 2018, os poluentes atmosféricos podem ser entendidos como:

[...] “qualquer forma de matéria em quantidade, concentração, tempo ou outras características, que tornem ou possam tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade ou às atividades normais da comunidade.”

Neste contexto, o presente trabalho objetivou avaliar o impacto da poluição atmosférica que é gerada através do processo de secagem e pilagem de café no município de Santa Teresa, ES, Brasil, sob a justificativa de contribuir no gerenciamento ambiental e mitigação de impactos atmosféricos na saúde humana, no meio ambiente em geral e nos materiais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rebeca Marquardt, Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES

    Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, FARESE, Brasil.

  • Wanderson de Paula Pinto, Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES

    Graduado em Matemática pela Faculdade da Região Serrana (FARESE), ES, Brasil. Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FARESE, Brasil.

Downloads

Publicado

25-03-24

Como Citar

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA GERADA NO PROCESSO DE SECAGEM E PILAGEM DE CAFÉ. (2024). Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas, 3(Edição Especial). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/ensinoeducacaoeciencias/article/view/1628