A proposta de formulação de política pública para amparo dos familiares que cuidam de portadores de sofrimento mental na luta antimanicomial.

Autores

  • Celinei Pinto Ramos Dos Santos Blaschke
  • Edson Ribeiro Saldanha Neto
  • José Euclimar Xavier De Menezes

Palavras-chave:

Família, Sofrimento Mental, Caregiver Burden, Luta Antimanicomial

Resumo

O estudo sob exame visa através da revisão literária, numa análise qualitativa, em propor a formulação de uma política pública para o amparo da família que cuida de portadores de sofrimento psíquico e que acabam adoecendo, ao sofrerem com o caregiver burden, sobrecarga no cuidar. Ao abalizar o sofrimento humano e o sofrimento mental especificamente e como a família é um relevante ator social no processo terapêutico biopsicossocial de que necessita o portador de distúrbio mental, se esta adoece, o cuidado desse indivíduo fragilizado e em sofrimento emocional fica comprometido. A construção de uma rede de solidariedade entre os atores sociais envolvidos que são a família, as instituições, os profissionais de saúde mental, a comunidade e o próprio indivíduo com transtorno psíquico pode concretizar o direito fundamental e o direito social à saúde e preservar a dignidade humana na luta antimanicomial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celinei Pinto Ramos Dos Santos Blaschke

    Advogada. Mestranda em Direito, governança e Políticas Públicas/UNIFACS; Especialista em Direito Penal e Processo Penal (UNIFACS). Atualmente delegada de Polícia Civil no Estado da Bahia.; Brasil.

  • Edson Ribeiro Saldanha Neto

    Advogado e economista. Mestrando do programa Direito, governança e Políticas Públicas/UNIFACS; Especialista em Direito Constitucional Aplicado e Direito Civil. Docente da Faculdade 2 de Julho e da Associação Educacional Unyhana; Brasil.

  • José Euclimar Xavier De Menezes

    Filósofo e Teólogo. Mestre e Doutor em Filosofia/UNICAMP. Pós Doutor/Pontificia Università Lateranensi/Roma; Docente dos Programas Direito, governança e Políticas Públicas; Coordenador do Pós Doutorado Unifacs/Brasil/UPT/Portugal; Pesquisador do Instituto Jurídico Portucalense/Portugal; Desenvolvimento Regional e Urbano, ambos da Unifacs; Docente e pesquisador, coordenador do PIBIC e Editor da Revista Diálogos Possíveis/FSBA.; Brasil.

Downloads

Publicado

05-07-22

Edição

Seção

Temas Livres