Potencial criativo e processos cognitivos em crianças: da identificação precoce às intervenções futuras

Autores

  • Cristina Costa-Lobo
  • Mafalda Sousa
  • Ana Campina
  • Carla Luciane Blum Vestena
  • Jessica Cabrera Cuevas

Palavras-chave:

Potencial criativo, Processos cognitivos, Contexto escolar, EPoC, ECCOs

Resumo

A agregação do potencial de criatividade e dos processos cognitivos tem sido defendida como necessária para a implementação de cenários pedagógicos promotores de aprendizagens significativas. Este estudo tem como propósitos verificar em que medida o potencial criativo está relacionado com os processos cognitivos, sinalizar implicações do treino do potencial criativo para as respostas educativas, analisar se o desempenho cognitivo nas provas de pensamento convergente e nas provas de pensamento criativo, aumentam ou diminuem com a idade/ano escolaridade das crianças, verificando que, caso existam diferenças, estão relacionadas com a natureza cognitiva das provas.
Os dados discutidos dizem respeito a informações obtidas com amostra não probabilística de conveniência, constituída por 30 alunos que frequentam o Ensino Básico português, em contexto público, no Norte do país. A recolha de dados decorreu entre Dezembro 2015 e Abril de 2016. Como principais resultados destaca-se que as provas que avaliam processos cognitivos centrados na compreensão e no raciocínio estão fortemente correlacionadas entre si e praticamente não estão relacionadas com as provas que avaliam os processos cognitivos da criatividade. Quando correlacionados os resultados obtidos nas provas de pensamento criativo verificou-se a existência de correlação mais elevada entre os resultados destas provas do que entre os resultados destas provas e os resultados das provas de QI. Destaca-se a existência de coeficientes distintos consoante a tipologia de pensamento e o tipo de conteúdo. Embora os resultados não sejam totalmente esclarecedores em alguns domínios épossível afirmar que é praticamente inexistente a relação entre os processos cognitivos, avaliados pela ECCOs, com o potencial criativo, avaliado pela EPoC. Deste modo, os resultados são satisfatórios e encorajadores para trabalho e investimento na temática, sendo este tema alvo de interesse ao nível da intervenção psicoeducativa e uma prioridade na investigação ao nível do potencial de criatividade e ao nível dos processos cognitivos. Este estudo contribuiu para a identificação precoce de dificuldades de aprendizagem, assim como para a criação de intervenções futuras, quer a nível psicológico quer a nível educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Costa-Lobo

    Lobo; Universidade Portucalense.; Portugal.

  • Mafalda Sousa

    Universidade Portucalense.; Portugal.

  • Ana Campina

    Universidade Portucalense.; Portugal.

  • Carla Luciane Blum Vestena

    Universidade Estadual do Centro-Oeste. Universidade Federal do Paraná; Brasil.

  • Jessica Cabrera Cuevas

    Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación, Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Universidad Autónoma de Madrid.; Portugal

Downloads

Publicado

05-07-22

Edição

Seção

Temas Livres