Percepção de estresse em docentes do ensino superior
Palavras-chave:
educação, ensino, saúde, trabalhoResumo
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma terminologia que tem sido largamente difundida nos últimos anos, já que o processo saúde-doença é também construído no trabalho. A sobrecarga emocional e física oriunda da atividade laboral podem desencadear distúrbios cardiovasculares e musculoesqueléticos. Os professores constituem um grupo, que devido a elevada jornada de trabalho e condições por vezes desfavoráveis, pode apresentar baixa QVT. Objetivo: Descrever a percepção subjetiva do estresse de professores do ensino superior em diferentes cursos. Método: Estudo descritivo e analítico de corte transversal, no qual foram avaliados 50 professores universitários de diferentes cursos de uma instituição privada da cidade de Salvador, BA, Brasil. Todos os voluntários responderam a um questionário e a Escala de Percepção Subjetiva do Estresse (EPSE). Resultado: Na comparação da pontuação da EPSE entre os cursos foi observada diferença somente entre os valores do curso de Psicologia (20±9) com os cursos de Administração (14±7), Direito (14±5), Fisioterapia (16±4) e Pedagogia (14±6) (p˂0,05). Para as demais comparações não houve diferença entre as pontuações da EPSE (p˃0,05). Os homens apresentaram EPSE maior que as mulheres (17±5,3vs13±5,5) (p=0,03). Também houve correlação positiva moderada entre a EPSE e o gênero e entre a EPSE e as horas de aula semanais (p˃0,05). Conclusão: Os resultados desse estudo apontam que docentes do ensino superior apresentam grau de estresse mais elevado que a da média da população.
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