CORRELAÇÃO ENTRE ESTADO COGNITIVO E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS COM NEOPLASIA CEREBRAL

Autores

  • Sara Roza Gome
  • Isabela Pereira
  • Rosa de Castro
  • Jorge Luis Motta dos Anjos

Palavras-chave:

neoplasia cerebral, tumor cerebral, cognição, independência funcional

Resumo

Os déficits cognitivos em pacientes com neoplasias cerebrais tendem a ser globais e os estudos vem mostrando cada vez mais que a presença de distúrbios na cognição é um importante preditor de recuperação, afetando, diretamente, o processo de reabilitação e recuperação do paciente. Objetivo: correlacionar e comparar o estado cognitivo com a independência nas atividades de vida diária e a capacidade funcional Material e métodos: Trata-se de estudo observacional, transversal com amostragem acessível e abordagem consecutiva com uma amostra foi composta por 25 indivíduos com NC. Resultados: Houve uma correlação positiva no qual pacientes com déficit cognitivo e piora funcional. Discussão: Este estudo resultou que pacientes com NC que tinham déficit cognitivo obtiveram algum nível de dependência e incapacidade funcional, no que concerne a literatura sobre esses resultados, são que os comprometimentos da função cognitiva nos quais podemos destacar a linguagem, memória, percepção visuoespacial, atenção e função executiva ocorrem em quase todos os pacientes com tumores cerebrais e eventualmente compromete sua independência funcional. Conclusão: Conclui-se a partir dos resultados deste estudo que o déficit cognitivo está correlacionado com maior dependência e incapacidade funcional em indivíduos com NC. Contudo não pode trazer uma relação de causa e efeito sobre ambos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sara Roza Gome

    Especialização em Residência Multiprofissional em Neurologia pelo Hospital Geral Roberto Santos, Brasil(2021) Fisioterapeuta do Hospital Geral do Estado da Bahia , Brasil.

  • Isabela Pereira

    Preceptor do Prorama de Residencia em Fisioterapia em Reabilitação Neurofuncional do Hospital Geral Roberto Santos-HGRS.

  • Rosa de Castro

    MSC em Ciências da Saúde, UFBA.

  • Jorge Luis Motta dos Anjos

    PHD em Medicina e Saúde, UFBA.

Downloads

Publicado

04-12-23

Edição

Seção

Temas Livres