DISLEXIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: DIREITO À EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Parole chiave:
dislexia, ensino superior, educação inclusivaAbstract
O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca dos desafios que os disléxicos precisam enfrentar para concluir o ensino superior e como essa condição pode impactar suas atividades profissionais. A justificativa para essa pesquisa foi pautada nos direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição Federal de 1988, de onde deriva um arcabouço legal que trata da educação inclusiva, fomentada, principalmente, pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Nessa perspectiva, o texto convidou o leitor a refletir sobre as seguintes questões: a) em que medida os dispositivos legais que vigoram atualmente colaboram para alavancar a inclusão dos portadores de dislexia no ensino superior? b) como as instituições de ensino poderiam cooperar com os portadores de dislexia para estimular o aprendizado e com mais eficiência, utilizando as novas tecnologias? Para nortear e fundamentar esse trabalho, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, que envolveu autores, como: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Viviane Mosé, entre outros, que se dispuseram ao estudo do problema para contribuir com narrativas essenciais à resolução das questões levantadas. Nas considerações finais foram apresentadas opiniões e sugestões sobre a problemática da pesquisa.
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