DE PASSIVA À PROATIVA: UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Parole chiave:
Avaliação., Desempenho., Serviço Público., Atitude., Mudança.Abstract
Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e documental que tem como objetivo investigar a atitude dos gestores e dos servidores técnico-administrativos do Ifes campus Linhares (ES) quanto à Avaliação de Desempenho. Ressalte-se que na área de Administração Pública há pouca pesquisa sobre avaliação de desempenho. Tem como hipótese que a avaliação de desempenho é medida passiva, aplicada sem reflexão e criticidade, como mero preenchimento de papéis. Analisou o relato de servidores técnicos e gestores do Ifes Linhares por meio de entrevistas e análise das fichas de avaliação de desempenho, confirmando a hipótese. Propõe uma avaliação proativa com base na mensuração em conjunto envolvendo interlocução entre os partícipes. Ressalta a avaliação de desempenho proativa como feedback que aponta rumos. Destaca que a avaliação proativa envolve conhecimento, habilidades e atitudes para além do mero preenchimento de formulários.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.