INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRIATIVIDADE: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.

Autori

  • CRISTINA COSTA-LOBO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • FILIPA MONTEIRO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • TANIA STOLTZ Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • JESSICA CABRERA Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Abstract

O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde são sinalizados dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois inclui estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, com três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, remete para três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, a formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o trabalho o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • CRISTINA COSTA-LOBO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO, Universidade Portucalense Infante D Henrique, Brain and Behavior Institute e Universidade Federal do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4459-8676 Correio eletrónico: ccostalobo@upt.pt

  • FILIPA MONTEIRO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Universidade Portucalense Infante D Henrique.

  • TANIA STOLTZ, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Universidade Federal do Paraná.

  • ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Brain and Behavior Institute, Universidade Fernando Pessoa e Instituto de Estudos Superiores de Fafe ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7627-6386

  • JESSICA CABRERA, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Red Internacional de Escuelas Creativas - RIEC-Madrid Universidad Autónoma de Madrid.

Pubblicato

23-08-22

Fascicolo

Sezione

Temas Livres