O mapa da violência na cidade de Campina Grande e no interior do estado do Paraíba de 2007 a 2013
Parole chiave:
CEAV, Crime, SociedadeAbstract
Este artigo é o resultado de um trabalho monográfico que tem como objetivo identificar a violência no estado da Paraíba através do perfil das pessoas que sofreram algum tipo de crime na cidade de Campina Grande e regiões vizinhas e que consequentemente procuraram o CEAV – Centro de Valorização da Vida desta cidade para algum auxílio. Este órgão público tem como uma de suas funções divulgar os dados da violência, já que tem o objetivo de fornecer apoio às vítimas de crimes. A violência é tida como um dos maiores problemas da sociedade contemporânea, conforme autores como Zaluar, Porchmann e Amorin, entre outros, e vem em um crescente aumento, o que nos motivou para construirmos esta pesquisa. Estes dados nos foram fornecidos a partir dos números de queixas e atendimentos da instituição, tais também com entrevistas dos seus técnicos. A partir deste estudo encontramos um mapeamento das vítimas com as suas localizações e determinados gêneros, idades, graus de instrução, níveis financeiros entre outros aspectos. Dentre os números encontrados, dos quais pretendemos levar ao conhecimento publico e das autoridades competentes, podemos dizer que ouve uma elevação no número da violência contra o idoso e contra a criança, sendo a maior parte destes atos ocorridos em suas casas.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.