Civilização e higiene: das práticas corporais as intervenções urbanas
Parole chiave:
processo civilizatório, Higiene, UrbanismoAbstract
Este artigo visa compreender o processo de civilização que evidencia as relações interdependentes entre estruturas sociais e estruturas de personalidade aqui representadas por práticas corporais e intervenções urbanas. A idéia central de civilidade mostra que o processo civilizador é um continuum ainda em andamento, que apresenta sinais de perversão dados por um automatismo enraizado e às vezes embrutecedor, que afasta as pessoas dessa sensibilidade até então perseguida. Paradoxalmente, as estruturas de personalidade transformadas por sensibilidades afiadas e autocontrole - que inicialmente promoveram uma abordagem ainda não experimentada pelas pessoas - foram tão radicalizadas e perseguidas que provocaram cortes sangrentos no tecido social.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.