Energia limpa: adequação ambiental, proteção à vida e a busca pela dignidade da pessoa humana
Parole chiave:
meio ambiente, dignidade da pessoa humana, energia limpaAbstract
O presente artigo aborda as ações desenvolvidas pela sociedade mundial, no sentido de privilegiar a produção de energia limpa, procedimento implementado após a edição da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992, e que vem ganhando corpo no decorrer dos anos. Durante o desenvolvimento deste artigo, constata-se que o Brasil possui um grande potencial a ser explorado, objetivando a produção de energia limpa. O país precisa dotar-se de políticas governamentais cujos esforços sejam concentrados na produção de fontes de energia renováveis limpas, objetivando inibir a degradação ambiental e promover a melhoria da vida humana. Tal procedimento demonstra cabalmente sua necessidade, quando se constata que, desde o século XIX, a energia utilizada para a manutenção das indústrias é proveniente, em grande parte, de combustíveis fósseis, que são fontes muito poluidoras. Este uso desenfreado afeta de forma direta o meio ambiente e prejudica, no decorrer dos anos, a saúde do ser humano, ferindo frontalmente a dignidade da pessoa humana, com sua vida posta em risco irreversivelmente.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.