Do hospício ao centro de atenção psicossocial em Alagoinhas/Bahia: um estudo das representações sociais e familiares
Parole chiave:
família, cuidado, reforma psiquiátrica, representaçõessociais.Abstract
A presente pesquisa faz uma análise das representações da reorientação do modelo assistencial no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial, sob a ótica dos familiares. O problema é pautado da seguinte forma: Como familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, egressos de internação psiquiátrica, representam a reorientação do modelo assistencial de tratamento em saúde mental? O trabalho tem como referência a Teoria das Representações Sociais entendida como um quadro conceitual que permite compreender as ferramentas que instrumentalizam a comunicação a partir dos saberes e crenças do imaginário social, possibilitando uma análise sobre o processo de construção dos significados dos modelos asilar e psicossocial apresentados pelas famílias. Assim, o presente estudo objetiva compreender as representações sociais dos familiares de pacientes egressos de internações psiquiátricas, que frequentam o CAPS, sobre o processo de reorientação do modelo assistencial em saúde mental no município de Alagoinhas-Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, a partir de uma combinação de estratégias metodológicas, utilizando pesquisa documental por meio da consulta aos arquivos de prontuários de usuários desse CAPS III, com histórico de internações no antigo Anexo Psiquiátrico naquele mesmo município, bem como entrevista não estruturada com sete familiares que acompanham esses usuários desde a época das internações, no sentido de compreender os significados que eles atribuem ao processo de reorientação do modelo assistencial. Os resultados apontam que os participantes reconhecem o modelo psicossocial como facilitador do acesso das famílias dos pacientes, além de ser promotor de cidadania e garantir o direito por um cuidado integral e humanizado, contrapondo-se ao modelo asilar/manicomial.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.