Cuidados e Interculturalidade
Parole chiave:
profissões de saúde, saúde da criança, cuidados, ensino, interculturalidadeAbstract
O artigo utiliza o exemplo da profissão de enfermeira-puericultora para ilustrar seu propósito de estudar os exercícios de uma profissão da área da saúde em dois países pertencentes a duas culturas distantes entre si, França e Equador. Para isto, realizou estudos de campo em duas épocas diferentes, anos 1970 e 2006. Na análise das observações de campo em 1972-73, em Guayaquil, Equador, o exercício da profissão de puericultora se revelou uma síntese dos ensinos herdados da medicina européia ao qual tinham vindo se integrar, recentemente, elementos da medicina tradicional da civilização Inca, transmitidos inter geracionalmente. Uma geração após, a contribuição dos ensinamentos norte-americanos estava acrescida aos demais. Este estudo constatar que um profissional de saúde considera os cuidados de modo em função de seu universo cultural de referência e de sua esfera social. Eis porque, além de sua especialidade como técnica e da relação individual cuidador-cuidado, sua formação, fazendo referência às ciências sociais e à antropologia, permite compreender as famílias e passar uma mensagem de prevenção. Este trabalho deseja contribuir para o desenvolvimento da profissão de puericultura, assim como ao reforço do diálogo entre áreas culturais diferentes.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.